A Comida Italiana
A gastronomia italiana conquistou poeticamente os mais exigentes paladares, com seus pratos italianos, à base de suas combinações incríveis.
Conheça neste artigo um pouco mais sobre essa apaixonante gastronomia. Se aprofunde nos pratos típicos e saiba em que ocasião são recomendados.
O que você precisa saber a Gastronomia Italiana
Certamente essa culinária não nos conquistou apenas pelas pizzas. O cuidado e preparo dos italianos com os pratos, envolve também muitas combinações de temperos que dão um toque especial.
Uma característica desta culinária, é que os pratos são servidos com um movimento decrescente, onde a quantidade de porção do prato diminui de acordo com os seguintes que vão sendo servidos. Ou seja, a entrada é uma porção muito bem servida.
Geralmente os ingredientes selecionados na preparação dos pratos italianos possuem sabores marcantes para deixar seu toque profundo em cada variação de prato servido.
Não é preciso malabarismos nem muitos ingredientes para se dedicar à gastronomia italiana. Porém, saber preparar uma boa massa e um risoto é a base para se criar muitos pratos italianos incríveis, junto a tomates, bons queijos e alguns temperos naturais.
Um exemplo de receita com um toque clássico e poucos ingredientes é o molho pesto de Gênova, onde seu preparo se baseia em alho, pinoli (castanhas), manjericão, azeite e, claro, queijo.
Em relação a quantidade de pratos servidos em um jantar italiano, isso varia muito conforme as características culinárias de cada região da Itália. Por exemplo, quantidades de quatro a cinco pratos italianos são mais raros e reservados a um jantar de longa duração, como o Natal.
Atualmente, o mais comum é servir a entrada, prato principal, acompanhamento e café, finalizando com a tradicional característica italiana. Em jantares informais, é de costume bebericar um licor como digestivo, após o café servido.
Pratos Italianos: 5 opções diferentes
Não só de massa é feito um jantar italiano. Confira 5 opções diferentes que selecionamos para você conhecer um pouco mais, além da famosa pizza.
1.Risotto
Prato italiano muito comum, leva como principal ingrediente o arroz arbóreo. O tempo médio de preparo é de 45 minutos. A ocasião recomendada para servi-lo vai de um almoço a um apetitoso jantar.
2. Polpettone
Podem ser fritos para servir como aperitivo em um jantar ou com molho, para acompanhar as massas em um almoço. Seu principal ingrediente é a carne moída. O tempo de preparo varia como será servido, mas em média pode-se preparar em 30 minutos.
3. Polenta
Prato muito comum no dia a dia na Itália. De fácil e rápido preparo (em média leva 30 minutos), o fubá é seu principal ingrediente. Versátil, o comum é servir com molho “à bolonhesa”. Acompanha muito bem um almoço ou jantar.
4.Tiramisù
Neste doce, encontra-se uma curiosidade: seu nome significa “levanta-me” em vêneto, uma língua românica, devido seu alto teor energético do seu principal ingrediente, que é o biscoito champanhe banhado em café. Seu tempo de preparo leva um pouco mais que 2h. Recomenda-se esta sobremesa para um cardápio de almoço.
5. Struffoli
Delicioso doce regado com mel, encontrado nas padarias italianas na época do Natal, principalmente em Nápoles. Leva como principal ingrediente farinha de trigo. Preparo em torno de 1 hora.
Não à toa os pratos italianos são como poesia aos paladares dos que os provam.
Muitas pessoas que gostam de cozinhar e preparar pratos diferentes se deixam encantar pelos prazeres desta culinária, como Priscilla Levinsohn, que é uma devota fiel à culinária italiana.
Uma tradição ainda muito viva na Itália é passar receitas de família com carinho para as gerações que vão chegando. Por isso, se você tem algum parente com raízes na Itália vale a pena conferir algumas dicas especiais e originais da região.