Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_img

Conheça as cidades do Brasil que utilizam o BRT

Mais Lido

O Bus Rapid Transit, conhecido como BRT, tem sido uma escolha cada vez mais popular e acertada para melhorar a mobilidade urbana em diversas cidades do Brasil.

Com suas características de alta capacidade, eficiência e acessibilidade, o BRT tem se destacado como uma alternativa sustentável e eficaz para enfrentar os desafios do transporte público.

O que é o BRT é como ele ficou tão popular no transporte público

Segundo dados do BRTData, plataforma eletrônica que reúne informações de pesquisadores, agências de trânsito, municípios e ONGs, e é atualizada pela WRI Brasil Ross Centro para Cidades Sustentáveis, pelo menos 126 cidades em todo o mundo planejam ou já estão com obras em andamento de BRTs.

O Bus Rapid Transit ou BRT é um sistema de transporte público que combina a eficiência e a capacidade de um sistema de metrô com a flexibilidade e a acessibilidade dos ônibus convencionais.

É uma solução de mobilidade urbana que se tornou popular em muitas cidades ao redor do mundo, incluindo o Brasil, e entre suas características principais, é possível destacar:

– Operação em faixas exclusivas, separadas do tráfego regular de veículos, o que permite que os ônibus circulem com rapidez e evitem congestionamentos;

– Utilização de estações projetadas para maior comodidade e acessibilidade dos passageiros, equipadas com plataformas elevadas para embarque nivelado, o que facilita o acesso de cadeirantes e passageiros com mobilidade reduzida;

– Sua forma de pagamento é eletrônica, o que agiliza o embarque, reduzindo tempo de espera nas estações;

– Os ônibus são maiores e mais longos que os convencionais, o que aumenta a capacidade de passageiros de forma significativa;

– Por trafegarem em faixas exclusivas, os BRTs têm prioridade em cruzamentos, o que garante viagens mais rápidas e pontuais.

“Neste sentido, as faixas exclusivas para os ônibus são a medida mais eficaz e barata adotada na maior parte das grandes cidades em todo o mundo. Vemos as faixas exclusivas em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres e Nova York. Em todo o mundo, gestores estão implementando intervenções urbanas que priorizem o ônibus em meio ao trânsito em geral”, observa o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

– Outra característica marcante do BRT é que ele tem mais facilidade de integração a outros modos de transporte, como metrôs, trens e sistemas de bicicletas compartilhadas.

Por tudo isso, o BRT se tornou um meio de transporte público popular em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Cidades brasileiras que adotaram o uso do BRT e se beneficiaram

A adesão cada vez maior ao sistema BRT se dá, principalmente, pelas inúmeras vantagens oferecidas por esse tipo de transporte público, como proporcionar viagens mais rápidas; ter uma implementação mais barata em comparação à construção de metrô, ser um sistema que promove mais acessibilidade, contribui para a redução do tráfego e ainda é amigo da natureza.

De olho nisso, no Brasil, nos últimos anos, muitas cidades iniciaram o processo de implantação do BRT. São elas:

– Curitiba (PR): Foi pioneira na implementação do BRT no Brasil, é exemplo icônico de como esse sistema pode ser eficiente. O BRT de Curitiba é conhecido por suas estações modernas, faixas exclusivas e integração com outros modos de transporte;

– São Paulo (SP): A maior cidade do Brasil tem investido no BRT como parte de seus esforços para melhorar o transporte público. A Linha Verde é um exemplo notável, conectando importantes bairros da cidade;

– Rio de Janeiro (RJ): O Rio de Janeiro implementou o BRT Transoeste e o Transcarioca, que ligam áreas distantes da cidade e contribuem para a redução do tráfego nas congestionadas vias expressas. Isso foi possível graças aos investimentos para aumentar a frota BRT da Viação UTIL, de propriedade de Jacob Barata Filho. No momento, 561 novos ônibus já foram implementados, e outros 270 entrarão em operação até dezembro de 2023. Isso promoveu uma redução de 40% no intervalo entre os trajetos;

– Belo Horizonte (MG): A capital de Minas Gerais adotou o BRT MOVE, que inclui várias linhas que servem diferentes partes da cidade, proporcionando maior acessibilidade aos moradores;

– Recife (PE): O BRT Via Livre é uma parte importante do sistema de transporte público de Recife, conectando várias regiões metropolitanas e proporcionando uma alternativa viável ao tráfego urbano.

– E ainda, Fortaleza (CE); Salvador (BA);

– Porto Alegre (RS): O BRT TRI, em Porto Alegre; Natal (RN) e Brasília (DF).

Essas são apenas algumas das cidades brasileiras que estão investindo no BRT como uma solução para melhorar a mobilidade urbana.

Com a crescente urbanização e a necessidade de reduzir congestionamentos e emissões de carbono, o BRT tem se mostrado uma escolha viável e eficaz para atender às demandas de transporte público nas cidades do Brasil.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20...
- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

- Advertisement -spot_img