Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img

As regiões brasileiras na agricultura

Mais Lido

Saiba quais são as regiões brasileiras na agricultura

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Mas como isso acontece de forma tão rápida?

Um estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostra que o país é o 4º maior produtor de grãos (arroz, cevada, soja, milho e trigo) do mundo, responsável por 7,8% da produção mundial.

Em 2020, produziu 239 milhões e exportou 123 milhões de toneladas de grãos. Aqui você entenderá as causas desse sucesso e como cada região desempenha seu papel nisso.

As expectativas da agricultura no Brasil

Para produzir tanto e movimentar a economia nacional, a agricultura dedica-se à geração de empregos e desenvolvimento tecnológico e social das regiões.

Porém, além de todo o trabalho envolvido, é importante destacar as riquezas naturais que permitem que esse serviço seja tão grande e fértil.

  • Alguns pontos são:

  • Abundância de solo;

  • Boa luminosidade;

Temperatura ideal a maior parte do ano;

Oferta de água em abundância.

O Brasil é um país de proporções continentais, garantindo uma ampla variedade de solo e relevo favorável.

O clima por aqui é favorável, bastante sol e chuva abundante bem distribuída.

Os investimentos aplicados ao agronegócio têm dado resultados e desde a década de 90 o Brasil apresentou aumento de produtividade, ganhando inclusive de concorrentes fortes.

No período 1975 a 2002, a produtividade total dos fatores cresceu a taxa anual média de 3,30% no Brasil, enquanto, no mesmo período, a produtividade total dos norte-americanos cresceu à taxa anual de 1,57%.

E tudo isso só vai melhorar, pois, mesmo diante da crise enfrentada com a pandemia, setores como a comercialização de soja e milho, principais commodities brasileiras, seguem dentro da normalidade.

Já aqueles que sofreram o impacto pandêmico se recuperarão em breve.

A participação das regiões brasileiras na agricultura

Cada região tem um clima e um solo mais favorável a determinado tipo de cultura, por isso o Brasil tem a possibilidade de diversificar suas produções. Veja abaixo como cada região colabora para o êxito do agronegócio.

Região Sul

No Sul, a produção principal é de soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.

As exportações são direcionadas para o Oriente Médio, China, Estados Unidos e os nossos vizinhos que compõem o Mercosul.

Região Sudeste

Geralmente são as indústrias que tomam o imaginário geral quando se trata da região Sudeste, porém, por lá também há bastante trabalho sendo desenvolvido no plantio de café, feijão, mandioca e laranja.

Região Nordeste

O Nordeste tem pluralidade de biomas, com áreas semiáridas, úmidas e secas. As culturas mais expressivas são de hortifrúti, como melão, uva, manga e abacaxi. A cana-de-açúcar também tem grande representatividade por lá, movimentando grande parte da economia.

O Oeste da Bahia abriga uma enorme área com significativa participação na agricultura. Olhando para essa região, a Delfin Rio desenvolve um projeto, há mais de duas décadas, para a implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto, por meio de um rigoroso processo de licenciamento ambiental.

“Com esse projeto, já conseguimos contribuir com a produção de mais de 65 mil hectares na safra 2021, resultando em 311 mil toneladas de soja, milho e algodão”, declara Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio.

Região Norte

Na região Norte, são produzidas culturas mais tradicionais, como mandioca, milho e arroz. A soja, como um importante item de exportação, não pode ficar de fora e apresenta um alto índice na comercialização e no mercado agropecuário.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste é a maior produtora de grãos do Brasil, como a soja, o milho e o arroz. Seguidos pelo cultivo de algodão, com uma produção significativa.

Esse foi um apanhado geral daquilo que o Brasil tem construído na agricultura. Muito ainda está por vir e o potencial de crescimento é gigante.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20...
- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

- Advertisement -spot_img