Administração de empresas: Descubra 7 dicas de sucesso
Ser responsável por uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso estar ciente de tudo o que rodeia a empresa, desde os colaboradores até a parte financeira.
O curso de administração de empresas pode ajudar a capacitar quem deseja ser empreendedor de pequenas, médias e grandes organizações atuando em nível de excelência.
Como se tornar um administrador de empresa?
O administrador de empresas será responsável por organizar, planejar e gerenciar os recursos pessoais e financeiros de uma organização. É ele quem deve criar estratégias para aumentar a produtividade, sem deixar de lado o desempenho dos colaboradores, evitando também o desperdício de recursos.
O profissional de administração também pode auxiliar o RH na contratação de colaboradores, em investimentos na área de marketing e também na compra de insumos.
Existem diversas opções de faculdades tanto públicas quanto privadas que oferecem o curso de administração, como a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-SP), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, dentre outras.
Quem deseja entrar nesse curso precisa ser organizado, com espírito de gestor e ter a capacidade de planejar por meio de um pensamento estratégico, que consiga enxergar todos os cenários possíveis. Essas características são essenciais para um administrador de empresas, sobretudo para evitar imprevistos.
7 dicas para se tornar um administrador de sucesso
Pensando nisso, preparamos 7 dicas incríveis que vão te ajudar a ser um administrador de sucesso. Confira!
Objetivos bem traçados
Com objetivos bem definidos, possíveis dúvidas sobre qual caminho seguir ou o que fazer em determinada situação são solucionadas rapidamente. Por isso, antes de partir para a ação, é preciso definir todas as metas, para que o caminho seja percorrido com menos imprevistos e para que a gestão de recursos, pessoas e tempo siga conforme o planejado.
Planejamento e gestão estratégica
Uma vez traçado o objetivo principal, é hora de criar um planejamento, que ajudará a identificar possíveis riscos e soluções para esses problemas. O planejamento, quando alinhado a uma gestão efetiva com foco no objetivo final, é a chave do sucesso.
Gestão de pessoas e clima organizacional
É preciso sempre lembrar que uma empresa é feita por pessoas. É papel do administrador de empresas conhecer muito bem seus colaboradores, identificar seus pontos fortes, seus pontos a serem melhorados e criar planos de carreira.
Uma organização com colaboradores satisfeitos ajuda a empresa a crescer e a criar uma cultura positiva. Se a sua empresa possuir diversos setores, é interessante promover a integração entre as diferentes áreas.
Conhecimentos sobre o público-alvo
Conhecer as reais necessidades do público que consome seu produto ou serviço é de extrema importância. Busque sempre entender a fundo seu cliente, quais são seus hábitos e qual a sua opinião sobre o seu produto ou serviço. Dessa maneira, é muito mais fácil encontrar uma solução para o problema do cliente, fazendo com que ele fique satisfeito com o serviço e indique para pessoas próximas.
Gestão do tempo na empresa
É importante sempre verificar se seus colaboradores não estão realizando mais tarefas do que são capazes de fazer em um dia de trabalho. Verificar a agenda da equipe, priorizar sempre as tarefas que precisam ser cumpridas no dia e descartar as tarefas que não possuem prazo definido são essenciais para a organização e o gerenciamento de tempo.
Uma forma de ajudar com essa tarefa é utilizando aplicativos e ferramentas de gerenciamento de equipes, os quais facilitam a visualização da quantidade das tarefas de cada colaborador.
Administração do dinheiro na empresa
A pessoa responsável pelo financeiro precisa ser uma pessoa que possui conhecimento específico do assunto, além de ser extremamente organizada.
Ela pode contar também com a ajuda de ferramentas digitais para auxiliar em tarefas como a emissão de notas fiscais, o controle de pagamento de fornecedores e colaboradores etc.
Otimização de cada processo
Processos otimizados ajudam a ganhar tempo, aumentam a produtividade e tornam o ambiente de trabalho mais agradável. A tecnologia também pode entrar para ajudar nesses processos.
A otimização busca sempre resultar na satisfação do cliente. É um processo que precisa ser contínuo e estar em constante aperfeiçoamento. Somente dessa maneira, a empresa irá evoluir e sempre atender às necessidades do cliente, sem deixar de ser produtiva.
Frank Geyer Abubakir, presidente da Unipar, a maior produtora de cloro do cone sul da América do Sul, é um exemplo de líder e administrador de sucesso.
Para se tornar um administrador de empresas, é preciso ser organizado, atento às movimentações do mercado externo, atualizar-se constantemente por meio de cursos e palestras e busca sempre as melhores soluções.
Tudo isso para alcançar o objetivo final da empresa, utilizando um planejamento que prevê todos os tipos de cenários, sem deixar de lado a produtividade e a satisfação de clientes e colaboradores.