O que é Holding?
Você saberia dizer o que são empresas holding? No mundo dos negócios, esse tipo de empresa é cada vez mais comum, oferece muitas vantagens para as partes envolvidas, mas também despertam várias dúvidas sobre a função que exercem.
Saiba como funciona esse tipo de organização e conheça aquelas que mais se destacam dentro e fora do Brasil.
O que faz uma Holding?
Uma empresa holding é, de forma resumida, uma organização que atua no gerenciamento de outras empresas. Ou seja, é uma empresa que resolve investir em outros negócios e, com isso, ajuda a manter aquela empresa em pleno funcionamento.
Outra característica de uma empresa holding é a participação majoritária que ela tem sobre as ações da empresa nas quais ela investe que, neste caso, são chamadas de subsidiárias.
É essa porcentagem elevada que garante ao investidor a certeza de que suas opiniões e orientações receberão a importância devida na hora da tomada de decisões.
E como é possível construir uma empresa holding? Bom, existem três pontos essenciais que devem ser observados. São eles:
– Identificação do Nicho
Neste primeiro passo, é preciso fazer um levantamento das empresas que despertam o interesse do gestor.
Podem ser levados em conta a afinidade, experiência ou a expectativa de sucesso daquele negócio.
– Criação de um Plano de Negócios
O passo seguinte é uma avaliação geral do mercado, do orçamento da empresa, dos investimentos necessários e a definição de um plano estratégico para a realização de cada etapa, com o mínimo possível de riscos.
– Apresentar uma Fonte Confiável de Financiamento
Caso a empresa já tenha um excelente capital para investir, basta fazer a sua proposta utilizando todas as informações listadas no plano de negócios. Do contrário, é necessário fazer um levantamento de capital de forma a apresentar segurança financeira para a empresa que será subsidiada.
Um exemplo clássico e fácil de compreender é o Grupo Sílvio Santos, que controla diversos tipos de empresas, como a emissora SBT, a Jequiti Cosméticos e a Tele Sena, que fazem parte de um conjunto de cerca de 40 subsidiárias.
Modelos de Holding
Existem basicamente quatro tipos de empresas holding. Podemos dividi-las em:
- Pura: com dedicação exclusiva à participação no capital social de uma empresa, sem o exercício de atividades administrativas.
- Mista: além de cumprir o seu objetivo inicial, que é a administração de empresas, a holding mista também participa da gestão do negócio.
- Patrimonial ou familiar: quando uma empresa é criada para gerenciar os bens de uma família ou patrimônio de pessoas físicas ou jurídicas.
- De participação: a porcentagem das ações é bem pequena, mas há interesse pessoal em manter a parceria.
Mas, por que criar uma holding? Esse tipo de negócio oferece muitas vantagens para as partes interessadas. Se para o investidor o retorno financeiro é o principal objetivo, para a empresa subsidiária a lista de benefícios é maior. Veja:
- Maior controle e organização sobre as empresas que se encontram fora do país;
- Gerenciamento de bens patrimoniais, sem ação direta de herdeiros;
- Linha de crédito que permite a expansão do negócio;
- Melhor desempenho financeiro da empresa;
- Benefícios fiscais, com redução de cobrança tributária
6 principais empresas Holding no mundo
Dentro ou fora do país, as empresas holding se destacam pelo grande número de marcas sob seu controle, além da visibilidade expressiva no mercado.
As principais holdings são:
Colina Paulista
Holding brasileira, antes administrada por Ronald Guimarães Levinsohn, a Colina Paulista tem diversas empresas subsidiárias no ramo do agronegócio, imóveis residenciais e comerciais, setor educacional, dentre outros investimentos financeiros.
Warren Buffett
Administrador da holding Berkshire Hathaway, que possui entre as suas subsidiárias a empresa Duracell, a American Express, a Coca-Cola, a Kraft-Heinz e a Apple. Buffet é considerado um dos executivos de investimentos mais importantes do mundo.
Bernard Arnault
Bernard Arnault é o chefe executivo da maior holding da moda de todos os tempos, a LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.).
Além de atuar no ramo de roupas e acessórios de grifes, a holding também tem participação em marcas de perfumes, maquiagens, cosméticos, bebidas e relógios, todos de alto padrão.
Kraft Heinz
Considerada uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a Kraft Heinz possui várias subsidiárias e assina alimentos diversificados, além dos tradicionais maionese, mostarda e ketchup Heinz. Enlatados e comidas prontas também fazem parte.
A Kraft Heinz se destaca pela produção de alimentos sustentáveis e pouco processados.
Coca-Cola
O grupo Coca-Cola tem o refrigerante que leva o nome da marca como o produto de destaque, mas os investimentos vão além.
A Coca-Cola também investe em outras marcas de refrigerante, água, bebida de soja, sucos e água tônica, expandindo fortemente o mercado consumidor dos seus produtos.
Apple
A Apple também se destaca quando o assunto é empresa holding e tem o foco em desenvolvimento de softwares, realidade virtual e demais projetos de tecnologia da informação. Também gerencia uma empresa de streaming, a Apple+.
Agora você aprendeu!
Como vimos, o principal objetivo de uma empresa Holding é o controle administrativo de outras empresas, chamadas de subsidiárias.
É uma excelente opção de investimento para grandes executivos, se destacando como uma parceria vantajosa para os envolvidos.
O resultado: grandes marcas em expansão diária faturando bilhões em todo o mundo.